22/06/2014

Clube da Leitura: Escrevendo e Contando Histórias

Descrição do Projeto 
Partindo do pressuposto de já se obter um conhecimento sobre as condições socioeducacionais dos atendidos, o projeto “Clube da Leitura: Escrevendo e Contando Histórias” desenvolverá um conjunto de ações de incentivo à leitura e à escrita visando o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes. Nesse sentido, pretende-se comprar livros e material pedagógico para trabalhar a leitura e a escrita, pois é necessária para a efetiva formação dos atendidos, aja visto que há uma grande demanda educacional e sólida formação. A leitura e a discussão base de toda atividade formativa do cidadão, serão trabalhadas de forma a desenvolver o senso crítico e habilidade de construção do texto escrito, considerando sempre o educando como sujeito da própria história. Sendo assim, os atendidos terão em mãos textos e atividades variadas que lhes proporcionarão o ato da leitura e compreensão dos textos, desde os livros clássicos da literatura infanto-juvenil aos contemporâneos, bem como, produzirão textos criativos e informativos que representam a realidade em que estão inseridos diretamente no mundo e que serão publicados no informativo O Educador e blog da instituição.
Em sala, as atividades serão organizadas pelos educadores e voluntários que possibilitarão leitura, interpretação, compreensão e escrita de textos, por meio de técnicas da Língua portuguesa, após a compreensão do texto expresso pela escrita, os atendidos elaboração atividades a serem apresentadas. Essas atividades serão desenvolvidas com muita criatividade no material pedagógico adquirido pela viabilidade do projeto, tais como: cartazes, desenhos, textos verbais em flipchart, textos não verbais dramatizados, brincadeiras, jornais, revistas em quadrinhos, poemas e poesia em geral.
Adquirindo novos livros e material pedagógico os atendidos poderão trabalhar e desenvolver ainda mais, o que possibilitará oportunidade e desenvolvimento integral dos mesmos podendo desenvolver suas aptidões e habilidades, tal qual dos autores que lêem, escrevendo assim o destino da própria história.
Após a leitura dos livros, absorção do conteúdo, reflexão sobre os mesmos, confecção de painéis em flipchart, teatros a partir dos textos ou trechos dos livros, poesias, redações, paródias, dentre outros serão apresentados nos colégio municipal Caic Laranjeiras, Colégio São Jorge, Faculdade Católica de Uberlândia e Colégio José Ferreira em Uberaba
O projeto será realizado nas dependências da Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, rua Iraque, bairro Laranjeiras e terá apresentações culturais na 5ª Cultural XII Mostra Cultura, em escolas e faculdades que já são nossos parceiro na cidade de Uberlândia e Uberaba, no qual terá ampla divulgação


Objetivo Geral 
O objetivo a ser desenvolvido no presente projeto consiste em oferecer as condições para que as crianças e adolescentes tenham contato direto com a leitura e a escrita formal e possam usar as ferramentas disponibilizadas (livros e material pedagógico) para melhorar a compreensão de textos e a escrita, sendo capazes de construir e contar suas próprias histórias, a partir das histórias que ouviram ou acabaram de ler, otimizando assim, a aprendizagem e a capacidade de entendimento da realidade que o cerca, promovendo assim a emancipação social do meio social em que vivem.

Objetivos Específicos
Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos atendidos;
Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
Estimular o desejo de novas leituras;
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
Compreender que a leitura e a escrita abrem novos horizontes e desafiam nossa imaginação;
Possibilitando o crescimento intelectual;
Despertar o gosto pela leitura, formando cidadãos mais críticos, coerentes e com maior capacidade de interpretação e entendimento;
Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
Incentivar a formação de leitores e escritores;
Favorecer o desenvolvimento de um pensamento abstrato, complexo e de natureza diferenciada daquele permitido pela linguagem oral;
Utilizar diferentes linguagens (desenhos, teatros, contos, mímicas e fantoches) como meio para produzir, expressar e comunicar as idéias absorvidas nas histórias;
Permitir a construção de opiniões sobre diferentes assuntos, alargando a visão de mundo, e atribuição de sentido e significado a realidade social em que está inserido;
Propiciar uma relação criativa critica e libertadora com a escrita;
Promover o processo de democratização e mudança social coletiva;
Incentivar o atendido a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
Oportunizar aos atendidos o acervo de inúmeras obras literárias e variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
Possibilitar que utilizem da criatividade para transmitir o conhecimento agregado.
Proporcionar aos atendidos através da leitura e a escrita, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

 
Justificativa 
A Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis é uma Organização Não Governamental - ONG, fundada pela Congregação das Escolas de Caridade, sub sede da Associação Antonio e Marcos Cavanis, entidade de Assistência Social e socioeducativa executa projetos de acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS e ECA e tem a missão de “acolher, proteger, educar e promover com amor, crianças, adolescentes e jovens, assegurando direitos fundamentais e valores essenciais para o seu desenvolvimento integral” e atende diariamente 150 crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 06 a 15 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade social, matriculados na rede pública de ensino, onde são oferecidas oficinas que procura contemplar todo o individuo, procurando formá-lo em sua totalidade. Percebendo que as histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. O projeto “Clube da Leitura: Escrevendo e Contando Histórias”, justifica sua aprovação porque efetiva com propriedade a junção entre leitura e escrita, cumprindo assim como uma das principais finalidades da educação, a saber: promover o desenvolvimento e crescimento intelectual e social mediante a compreensão e transformação de sua realidade social, pois percebe-se que a realidade atual vem afastando cada vez mais os atendidos do ato de ler. As redes sociais, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência, é perceptível algumas dificuldades como: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas, conhecimentos restrito. Em segundo lugar, continua as atividades já realizadas na Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis desde 2000, com o Irmão Bessa, que recolhia material reciclável, lixo para adquirir livros, incentivar a leitura e a melhoria da escrita, atividades de promoção humana e cidadania. Para dar continuidade a este importante trabalho reconhecido “pelos relevantes trabalhos desenvolvidos na área de promoção social em prol do desenvolvimento do município”, faz-se necessário que a instituição busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sendo assim, este projeto se torna relevante, pois é sabido que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler e escrever, não se sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Por fim, resta salientar que a aprovação deste projeto, além de possibilitar a compra de livros e material pedagógico para a instituição, permitirá dar maior amplitude as atividades que vem se constituindo e se aprimorando no curso dos últimos anos e que por sua vez, já obtivera em diversas ocasiões, seu reconhecimento assinalado.

Abrangência do Projeto 
O presente projeto “Clube da Leitura: Escrevendo e Contando Histórias”, abrangerá os municípios de Uberlândia e Uberaba, por meio de apresentações culturais em escolas, faculdades e associações bem como na 5ª Cultural e XII Mostra Cultural.

 
Descrição das Atividades 
O projeto iniciará com a Semana Cultural e a catalogação e registro dos livros.
Empréstimo de livros conforme controle interno.
As atividades de leitura, escrita e contação de histórias acontecerão na sala da Biblioteca e as respectivas atividades de criação de histórias dar-se-á nas salas de aula propriamente dia.
As terças e quintas com duração de 01 (uma) hora, serão desenvolvidas em sala, com os respectivos educadores.
Os alunos levarão emprestados os livros para lerem em casa e farão redações, resumos, resenhas, sinopses das leituras que fizeram acompanhados dos profissionais da área.
Apresentação cultural a colaboradores em Uberaba no mês de Setembro.
Apresentação cultural a colaboradores em colégios e universidades.
Apresentações nas quintas-feiras na 5º Cultural (manhã e tarde) por meio de teatros, poesias, paródias, mímicas, cartazes e etc, para os atendidos, educadores, colaboradores e voluntários.
Apresentação das atividades culturais na XII Mostra Cultural que marcará do encerramento do projeto que contará com exposição, histórias em quadrinhos, flipchart , desenhos, origamis, acrósticos e personagens criados com massas de modelar e toda a produção de leitura e escrita do ano todo.

Cronograma de Atividades

Etapa/Fase Especificação Início Término
1 Lançamento do Projeto 02/2013 11/2013
2 Catalogação e registro dos livros 02/2013 03/2013
3 Entrega dos livros 02/2013 11/2013
4 5ª Cultural 02/2013 11/2013
5 Apresentação Cultural em Uberaba 09/2013 09/2013
6 Apresentação Cultural em colégios e faculdades 06/2013 11/2013
7 Mostra Cultural 11/2013 11/2013

Descreva como pretende dar continuidade no projeto após o apoio do Instituto.
O projeto terá continuidade após o apoio do Instituto Alexa FA/CEMAS com os educadores e voluntários da instituição utilizando a literatura adquirida e apresentando as atividades na 5ª Cultural, laboratório educacional interno, nas mostras culturais e em escolas, faculdades, colaboradores financeiros da casa, atividades que já executamos e que serão otimizados.

Descreva outras fontes de patrocínio para a execução do projeto, caso haja.
Contrapartida ( doações mensais ) e repasses do Ceapa – Central de Apoio a penas alternativas.

Plano de divulgação 
Informativo O Educador (edição mensal), redes sociais, cartazes, folder e bilhetes.

Equipe do projeto 
Representante legal da instituição: João Pedro Pinheiro
Idealização e elaboração: Edvaldo Sant`Ana Lourenço (Estudante universitário)
Coordenadora Pedagógica: Esmeralda Quimalha Laurenço da Silva
Educadores sociais: Nelina Luzia de Morais (Pedagoga), Railda Chaves Soares (Magistério)
Voluntários: Cecília (Magistério), Priscila Dias Paula (Letras e Literatura)