22/06/2014

Prevenção as Drogas: Seja Diferente! Drogas Não.

Modalidade da Ação
Tipo de Ação
O projeto Prevenção as Drogas consiste em conscientizar e prevenir crianças e adolescentes sobre os malefícios pessoal, familiar e social causado pelas drogas.
O projeto Prevenção as Drogas é um projeto amplo de caráter permanente, porém, por falta de verba ainda é muito limitado, contudo poderá ser vinculado a programas de prevenção.

Apresentação do Proponente
Unidade / Órgão:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA - UFU

Sub-Unidade:
ASSOCIAÇÃO ANTONIO E MARCOS CAVANIS

Identificação da proposta

Ano Base:
2013
Campus:
Campus Uberlândia
Título:
Prevenção as Drogas: Seja diferente! Drogas não.

Programa Vinculado:
Projeto não vinculado
Área  do Conhecimento (CNPq):
Ciências da saúde
Área Temática 1 (Principal):
Uso de drogas e dependência química
Linha Extensão:
Educação e saúde 

Resumo:
O projeto Prevenção as drogas desenvolvido na Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, em Uberlândia, pelos educadores e voluntários tem como objetivo favorecer o conhecimento dos malefícios causados pelas drogas na vida da pessoa e sua família. O projeto colabora oferecendo por meio do conhecimento, ferramentas que auxiliem as crianças e adolescentes a não fazer uso de substâncias químicas, por mais que saibam elas são escondidas em suas casas. O projeto surgiu de uma necessidade real de trabalhar com a prevenção, oferecendo condições para que as crianças e adolescentes não entrem para o mundo da drogadição. O projeto integra formação pessoal, visitas as famílias, acompanhamento psicológico, pedagógico e social, bem como expressão corporal para que possa dar vazão ao estresse causado pelo meio social canalizando assim a energia negativa em atividade cultural e artística, favorecendo desta forma a formação da consciência de capacidade, desenvolvimento das habilidades, aptidões e vislumbrando possibilidades de superação desta realidade social que o cerceia

Palavras-chave:
Drogadição; Crianças e adolescentes; Prevenção; educação e saúde;

Período de realização:
11/03/2013 – 27/11/2013

Carga Horária Total:
180 horas

Instância de Aprovação:
Conselho da Unidade Proponente ou Órgão da universidade que aprovou a proposta

Data de Aprovação:
Data em que a proposta foi aprovada

Justificativa:
O Projeto Prevenção as Drogas surgiu da demanda real e necessidades de nossos atendidos que relatavam que sabiam onde parentes escondiam as drogas, que sentiam o cheiro da substancia sendo consumida dentro de casa, de relatos dramáticos em que a criança contou assustada de acordar no meio da noite em meio a tiroteios e a polícia invadindo sua casa para levar parentes preso por tráfico e comercialização de produtos ilícitos. Foi trabalhado com palestras formativas de ex-usuários que estavam a mais de dez anos “limpos”, onde foram criadas atividades didáticas em que foi possível responder o que as crianças entendiam por drogas. Foram desenvolvidas inúmeras atividades como, concursos de desenho e redações sobre prevenção as drogas, cartazes, painel de relatos. Foi trabalhado com músicas, paródias, teatros, vídeos, filmes e no final foi encerrado com um desfile em repudio as drogas.
Foram trabalhadas definições a cerca da temática, drogas lícitas e ilícitas e quais são os benefícios das drogas manipuladas pela indústria farmacêutica e quais são os malefícios do uso indevido de drogas.
Como o projeto foi muito produtivo e trouxe bons resultados, gostaríamos de dar continuidade a este trabalho preventivo em parceira com a Universidade Federal, para que mais crianças e adolescentes possam ter acesso as informações preventivas e possam usufruir as praticas educativas que lhes abrem novos horizontes e possibilidades, a partir do artigo 227 da Constituição Federal/88, que diz, “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”do artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescentes, É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”, bem como todas as orientações preventivas que promovem a cultura da vida.

Objetivo Geral: O projeto Prevenção as Drogas tem como objetivo educar e promover para uma reflexão ampla sobre os malefícios causados pelas drogas, para crianças e adolescentes, oferecendo-lhes condições para formação da consciência, autonomia e responsabilidade, bem como incentivar a desenvolver hábitos saudáveis no seu quotidiano.

Objetivos Específicos:
Evitar a experimentação e o uso de drogas;
Empoderar os atendidos sobre conhecimento dos malefícios das drogas;
Acolher e integrar os atendidos de maior risco   social;
Tomar as atitudes necessárias para solução dos problemas reais;
Oferecer profissionais capacitados, para que por meio das técnicas adequadas os atendidos possam expressar seus sentimentos;
Fortalecer a autoestima;
Incentivar a cidadania e responsabilidade social;
Favorecer e motivar bons hábitos de saúde;

Metodologia:
As atividades do projeto serão desenvolvidas com o uso de palestras formativas por meio dos respectivos profissionais contratados pelo projeto, atividades didáticas - pedagógicas educativas e atividades manuais. Serão realizados círculos de atividades pedagógicas, psicológicas, assistência social e expressão corporal que corroborarão para a formação e o desenvolvimento dos atendidos e ajudarão diretamente com a prevenção as drogas.

Metas/Ações:
Descrever detalhadamente as metas (objetivos   específicos mensuráveis com definição de prazos e/ou quantitativos, incluindo a qualidade a ser alcançada) e ações correspondentes (procedimentos a serem executados para atingir cada meta).
As atividades formativas acontecerão mensalmente seguidas de palestras e atividades de fixação.
Fevereiro: Formação dos educadores, estagiários e voluntários (Profissional: psicólogo)
Março: Introdução a temática sobre drogas (Pedagoga)
Abril: Formação sobre drogas lícitas e ilícitas, acompanhamento pessoal e familiar  com visitas as famílias (Assistente Social)
Maio: A droga no organismo (Profissional: Educador físico).
Junho: Atividades educativas e culturais (concurso de desenhos e redação, teatro, paródia e poesias de prevenção as drogas)
Encerramento do primeiro semestre: Apresentação cultural no Lar Espírita Maria Lobato e Escola Municipal - CAIC.
Julho: Férias
Agosto: Drogas e fortalecimento da auto estima (Profissional: Psicólogo)
Setembro: Drogas e o desenvolvimento humano (Profissional: Pedagogo)
Outubro: Drogas e as políticas publicas (Profissional: Serviço Social)
Novembro: Expressão corporal e cidadania (Profissional: Educador físico)

Encerramento: 27/11/2013 – Apresentação cultural preventiva com presença dos pais e amigos da Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis.

Público Almejado:
Crianças, adolescentes e seus familiares atendidos pela Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis.
 Público Atingido / Número de vagas:
- 180 pessoas atingidas diretamente pelo projeto;
- 70 pessoas atingidas indiretamente pelo projeto;
- 255 total de pessoas atingidas (direta e indiretamente).

O projeto será desenvolvido com os atendidos da entidade
Local de realização
Rua Iraque, 222 / Bairro laranjeiras

Promoção:

Cronograma de Execução:
Apresentar o cronograma das atividades a serem desenvolvidas de acordo com o período previsto para execução do programa, projeto ou atividade.

Referências Bibliográficas:
Prevenção ao Uso Indevido de Drogas: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias. 4. Ed. Brasilia. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Politicas sobre drogas. SENAD, 2011.
http://educadores.senad.gov.br/

Equipe de trabalho
Se houver mais de um coordenador, necessariamente um deles deverá ter vínculo efetivo com a instituição, podendo ser Técnico-Administrativo e/ou docente

Avaliação do Projeto
As atividades serão avaliadas mensalmente, semestralmente e no final do projeto com a metodologia. Que bom, que pena, que tal e sugestões.


Uberlândia (MG),     29 de novembro de 2012.

Edvaldo Sant`Ana Lourenço
Coordenador do Projeto

Esmeralda Laurenço Quimalha da Silva
Coordenadora Pedagógica

João Pedro Pinheiro
Diretor Executivo