25/04/2015

I SIMPÓSIO DE EMPREENDEDORISMO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL DE UBERLÂNDIA - além das passeatas de rua

I SIMPÓSIO DE EMPREENDEDORISMO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL DE UBERLÂNDIA - além das passeatas de rua

 CHAMADA DE GRUPOS DE TRABALHO (GTs) PARA O
I SIMPÓSIO DE EMPREENDEDORISMO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL DE UBERLÂNDIA além das passeatas de rua

I Simpósio de Empreendedorismo e Mobilização Social de Uberlândia -além das passeatas de rua, uma realização do Núcleo de Pesquisas em Empreendedorismo Social (NPESocial), da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU), acontecerá nos dias 22 a 26 de junho de 2015.
O evento é de cunho acadêmico e extensionista e tem como intuito promover um espaço que conecta as pessoas que estão promovendo mudanças para um mundo melhor. A principal meta desse encontro é que os participantes elaborem propostas de soluções para os maiores desafios enfrentados pela sociedade, em setores tais como: saúde, educação, ação social, cultura e lazer.
Espera-se que a partir do evento seja possível a criação de redes locais, nacionais e internacionais de pesquisa, ação e mobilização social que estabeleçam estratégia de intervenção e inovação social nas diferentes localidades e culturas, que colaborem com a geração de renda, cidadania, qualidade de vida e sustentabilidade. E que os participantes possam elaborar uma plataforma para se conectarem entre si; ter acesso a conteúdos, treinamentos e suporte; acessar e utilizar espaços para encontros e trabalho estabelecendo uma parceria para o desenvolvimento social.
Convidamos professores, pesquisadores, técnicos administrativo, alunos, gestores sociais, gestores de órgãos públicos e pessoas da comunidade em geral, interessadas na proposição de temas para reflexões e propostas de soluções para desafios sociais, por meio de Grupos de Trabalho (GTs).

DETALHAMENTO DA PROPOSTA –
I Simpósio de Empreendedorismo e Mobilização Social de Uberlândia 
além das passeatas de rua

Os Grupos de Trabalho (GTs) do I Simpósio de Empreendedorismo e Mobilização Social de Uberlândia (I SEMSU) poderão ser criados por pesquisadores e professores universitários, técnicos administrativo, gestores sociais, gestores de órgãos públicos, profissionais liberais que exerçam atividades de pesquisa, extensão e/ou ação social ou estudantes dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação que tenham como tema de pesquisa ou trabalho: ação, mobilização, intervenção, educação ou empreendedorismo social. Cada GT deverá ser composto por no mínimo dois representantes e apresentar de um a até no máximo três projetos – previstos, realizados ou em realização – que vão ao encontro à solução de problemas sociais, econômicos e políticos que envolvam a participação social.
O projeto de trabalho ou pesquisa deve ter em pauta a relevância social, pesquisa, ação, intervenção ou mobilização econômico-social. Os representantes do GT deverão se comprometer em participar do I SEMSU que acontecerá no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, nos dias 22 a 26 de junho de 2015. Deverão, também, participar dos momentos de diálogo social e se comprometerem em firmar parcerias com diferentes pesquisadores ou atores sociais participantes do evento para que o conteúdo produzido se propague e seja capaz de formar redes locais, nacionais e internacionais de ação e solução de problemas econômicos e sociais.
Cada GT poderá escrever projetos nas seguintes áreas de conhecimento:

EIXO 1 – Empreendedorismo e Mobilização Social
Temas de interesse:
1.1. EMPREENDEDORISMO SOCIAL (Globalização e geração de valor social e valor econômico; Mobilização de comunidades; Valorização de comunidades carentes; Geração de renda e fortalecimento da autogestão; Inovação nos empreendimentos sociais; Redes e parcerias na construção coletiva da cidadania, entre outros).
1.2. MOBILIZAÇÃO SOCIAL (Movimentos sociais organizados em redes locais, regionais, nacionais e internacionais; Movimentos sociais e políticas públicas: análise do engajamento para a construção de políticas, enfocando as relações de conflito e cooperação envolvidas e suas estruturas de governança e controle social; Contribuição dos movimentos sociais para a democratização da esfera pública, participação e empowerment; Parcerias intersetoriais: análise do campo institucional na dinâmica de construção das identidades, imagens e reputações, entre outros).

EIXO 2 – Gestão Social e Políticas Públicas
Temas de interesse:
2.1. POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO (Educação e Sociedade: Educação básica e desenvolvimento social; A escola como um espaço de empreendedorismo e relevância social; A educação como instrumento de relevância social; Ações educacionais e desenvolvimento social; Concepções de educação para as novas sociedades; Políticas Públicas para a escola básica e a universidade; Parcerias Público-Privadas para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais.Educação e Tecnologia: O uso de tecnologias no provimento e melhoria de estruturas educacionais; A criação de projetos educacionais que facilitem a compra ou provimento de tecnologias para uso escolar; O uso de tecnologias digitais como possíveis instrumentos formais de escolarização de comunidades rurais; A tecnologia como facilitador de processos educacionais em sociedades globais; A presença e uso da tecnologia na escola ou em comunidades com finalidade educadora; O uso de tecnologias e a inclusão social de comunidades carentes; Letramento tecnológico e desenvolvimento sócio-educacional, entre outros).
2.2. POLÍTICAS PÚBLICAS E SAÚDE (Saúde Pública: Os desafios da rede pública de saúde; As políticas públicas e o Sistema Único de Saúde - SUS; Saúde coletiva: campo científico e âmbito de práticas; A política de saúde dos últimos 10 anos; Movimentos no campo social da saúde. Saúde e Educação: O desenvolvimento de saúde básica nos programas de educação básica; Saúde e desenvolvimento social como questão educacional; Educação social como instrumento de melhoria da saúde básica; Políticas de educação e saúde que viabilizem o melhoramento da qualidade de vida, entre outros).
2.3. POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE (Desenvolvimento Social: Políticas públicas de assistência social e desenvolvimento territorial; Programas e projetos de desenvolvimento socioambiental; Políticas de cidadania e desenvolvimento local integrado; Políticas públicas para geração de trabalho e renda; Gestão participativa e conflitos por poder no contexto de programas para o desenvolvimento local; A relação entre a sociedade civil e o estado na formulação de Políticas Públicas; Gestão de Políticas Públicas: definição e monitoramento das políticas públicas que envolvem o Estado, o mercado e a sociedade; Gestão e avaliação de políticas públicas e sociais; Metodologias de
gestão de políticas públicas; Políticas Públicas de desenvolvimento rural sustentável; Parceria entre poder público e terceiro setor. Desenvolvimento dos Espaços Urbanos: Influências do setor público na produção do espaço urbano; Violência urbana; Acessibilidade; Poluição nos ambientes urbanos; Meios de transporte, entre outros).
2.4. POLÍTICAS PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (Educação ambiental como eixo condutor da gestão socioambiental; Programas de gestão ambiental nas organizações, entre outros).
2.5. POLÍTICAS PÚBLICAS E DIVERSIDADE (Políticas públicas para as questões étnico-raciais; As relações de gênero e seus conflitos, entre outros).

EIXO 3 – Cultura e Lazer
Temas de interesse:
3.1. CULTURA E ENTRETENIMENTO (Política cultural e participação social; Gestão de Políticas Públicas relacionadas à cultura; Reflexões sobre o conceito e os potenciais da cultura local; Preservação de bens culturais; Entretenimento e mobilização da comunidade local: criação de um espaço público para o encontro e o debate de agendas culturais coletivas; A promoção de cultura e entretenimento para articulação entre instituições e o poder público local a fim de desenvolver múltiplas atividades, entre outros).
3.2. LAZER E ESPORTE (Esporte como meio de inclusão social; O fortalecimento das comunidades por meio do lazer; As dificuldades para a profissionalização no esporte; A gestão esportiva e do entretenimento no terceiro setor; A gestão de órgãos públicos voltados para o lazer e o esporte, entre outros).

EIXO 4 – Mercado e Sociedade
Temas de interesse:
4.1. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (Responsabilidade socioambiental corporativa como estratégia de negócios, como modo de gerir e sua relação com políticas públicas e desenvolvimento socioterritorial; Modelos organizacionais inovadores em termos de inclusão social, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade; Impactos sociais e ambientais da gestão das organizações em múltiplos grupos de interesse, entre outros).
4.2. SUSTENTABILIDADE (Desenvolvimento e implantação de programas, experiências e práticas organizacionais em direção à sustentabilidade; Experiências inovadoras de negócios sociais e negócios sustentáveis; Experiências em desenvolvimento de programas e projetos de educação ambiental corporativa para a sustentabilidade, na formação, pesquisa e prática, entre outros)

EIXO 5 – Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão Social
Temas de interesse:
5.1. UNIVERSIDADE E COMUNIDADE (O valor da extensão universitária para o desenvolvimento da gestão social nas entidades do terceiro setor; Construção do campo da gestão social e as práticas nos processos de ensino-aprendizagem, pesquisas e projetos de extensão; Difusão de ações e conhecimentos sobre gestão social, Relações entre universidade e sociedade na construção de práticas de ensino, pesquisa e extensão em gestão social, entre outros).
5.2. PESQUISA EM GESTÃO SOCIAL (Análises sobre as bases epistemológicas da gestão social; Desafios da pesquisa e extensão em empreendedorismo social; Produção científica e técnica sobre gestão social; Experiências multidisciplinares e interdisciplinares no ensino e na pesquisa em gestão social, entre outros).
5.3. ENSINO E PRÁTICA EM GESTÃO SOCIAL (Relações interdisciplinares entre gestão social e outros campos do conhecimento: Serviço Social, Administração Pública, Ciência
Política, Ciências Sociais etc.; Metodologias integrativas e não-convencionais; Legitimidade dos processos de formação em gestão social; Avaliação de processos de ensino-aprendizagem; Proposta pedagógica de fomento às incubadoras sociais, entre outros).

MODELO PARA A APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS DOS GRUPOS DE TRABALHO
Grupo de Trabalho
(Especificar o EIXO e o Título da Proposta)
Proponentes (mínimo dois):
Nome, instituição, e-mail, telefone
Nome, instituição, e-mail, telefone

Descrição da proposta
Objetivo, Justificativa, Metodologia (atividades propostas – exemplo: mesa-redonda, minicursos, oficinas, palestras, exibição de filmes e documentários, apresentação de pesquisas, etc.). OBS: Apresentar somente a proposta, não precisa especificar nesta primeira submissão, por exemplo, os nomes de palestrantes, ou componentes de mesa-redonda.
As propostas de Grupos de Trabalho (GTs) deverão ser submetidas pelo e-mail: coordenacaopesquisa@fagen.ufu.br Maiores informações pelo telefone 3239-4132 com Andressa ou Ricardo

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
O cronograma de atividades para o I SEMSU está organizado da seguinte forma: Atividade
Data final
Publicação da primeira convocatória
14/abril/2015
Prazo final para o envio de proposta – Grupo de Trabalho (GT)
24/abril/2015
Divulgação dos resultados – Grupos de Trabalho (GT) aprovados
28/abril/2015
Publicação da chamada para o envio de propostas completas – Grupo de Trabalho (GT)
01/maio/2015
Data máxima para o envio de propostas completas – Grupo de Trabalho (GT)
22/maio/2015
Divulgação do formato completo para o evento – apresentação de todos os Grupos de Trabalho (GTs)
29/maio/2015
Período das inscrições para participação do evento
01/junho/2015 a 15/junho/2015
Solicitação – Lançamento de livros e revistas
01/junho/2015 a 08/junho/2015
Solicitação – Exposições,performances, apresentação de filmes e documentários
01/junho/2015 a 08/junho/2015
Resultados – Lançamento de livros e revistas
12/junho/2015
Resultados – Exposições,performances, apresentação de filmes e documentários
12/junho/2015
Abertura do I Simpósio de Empreendedorismo e Mobilização Social de Uberlândia (I SEMSU)
22/junho/2015
Encerramento do I Simpósio de Empreendedorismo e Mobilização Social de Uberlândia (I SEMSU)