Criado oficialmente em 2014, apesar de seus membros se reunirem desde 2011, o Núcleo de Pesquisa em Empreendedorismo Social (NPESocial), foi formado a partir da iniciativa de docentes, estudantes e profissionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e de outras instituições com o intuito de gerar, disseminar e aplicar conhecimentos em Empreendedorismo Social.
O NPESocial tem atuado, em parceria com o Curso de Graduação e de Pós-Graduação em Administração da UFU, na estruturação de sistemas de intervenção; criação de programas de ensino e capacitação; e realização de estudos e pesquisas que convergem no aprimoramento da gestão dos empreendimentos sociais da cidade de Uberlândia-MG e região.
Dada a ampla abrangência e diversidade das questões ligadas aos empreendimentos sociais, o NPESocial, por necessidade de delimitação de sua atuação, tem por convenção que desde as empresas autogeridas até os grupos informais de pessoas precariamente associadas que trabalham num esforço comum para gerar renda e sobreviver às condições adversas da miséria e da exclusão são de interesse do núcleo.
Na amplitude da pesquisa e da academia, o núcleo tem considerado os chamados negócios inclusivos, os quais emergem com diversos formatos institucionais - dependendo da formalidade jurídico-legal de cada país -, um amplo setor de investigações para o tanger das Ciências Humanas Aplicadas, sobretudo da Administração. Isso parte da interpretação de que o intuito desses empreendimentos é promover a inserção de pessoas excluídas das relações de mercado, participação social e política, fator este que, de certa forma, reconfigura e desestabiliza a rigidez das dimensões organizacionais do homem e da sociedade, o que implica desdobramentos na lógica de circulação de capitais.
Aliando academia, ciência e praxes social, os integrantes do NPESsocial têm se reunido quinzenalmente na UFU onde compartilham resultados de pesquisa e orientam a realização de projetos de extensão consolidados a partir do esforço e dedicação núcleo. Ao NPESsocial cabe a tarefa de intercambiar as relações entre conhecimento, academia e sociedade, o que faz com que o núcleo esteja sempre aberto às mais variadas demandas dos empreendimentos sociais e da academia. Se você se enquadrar neste campo, entre em contato com a gente. O NPESocial acredita no diálogo entre ideias e saberes como uma forma evolução da humanidade.