30/10/2015

História dos Fundadores Cavanis I Edvaldo Lourenço

Breve História dos Padres Cavanis e da fundação da Província Antônio e Marcos Cavanis no Brasil.
Os irmãos Antônio Ângelo Cavanis e Marcos Antônio Cavanis desde criança foram sempre unidos. Antônio, o mais velho, nasceu em Veneza a 16 de janeiro de 1772 e Marcos em 19 de maio de 1774. Enquanto Antônio, desde de criança, era dócil e meigo, Marcos era  cheio de vivacidade e de iniciativa. Os irmãos costumavam acompanhar o pai pelos canais de Veneza, em visita aos mais pobres e oferendo donativos. Cresceram em um ambiente saudável e familiar.

No ano de 1797 houve o declínio da chamada República Veneziana e a cidade sofreu muito com as mudanças e as conseqüências foram desastrosas. Neste período, cerca de 9 anos, Antônio, foi secretário da República de Veneza, mas decidiu abandonar o trabalho para se tornar sacerdote. E assim, seu irmão Marcos assume a função de secretário.

O ano de 1802 é considerado o início do apostolado dos irmãos Cavanis com um movimento mariano que foi uma experiência de formação humana e cristã em prol das crianças e jovens pobres de Veneza e dois anos depois nasce a primeira Escola de Caridade Cavanis, com um professor e 15 alunos. Os irmãos Cavanis estavam antecipando a fundação das "escolas públicas" por parte do Estado. Marcos, disposto a dedicar-se completamente ao apostolado, decide tornar-se padre também. Um pouco antes, em 1802, Antônio e Marcos já haviam fundado a "Congregação das Escolas de Caridade", e que foi reconhecida pela Igreja como manifestação do Espírito Santo em 1838, pelo Papa Gregório XVI.

Cavanis no Brasil

A Congregação das Escolas de Caridade – Instituto Cavanis, representado na pessoa de seu superior geral, fez sua primeira viagem de visita e contatos com dioceses brasileiras no período de 26 de março a 31 de abril de 1968. Fora escolhida a cidade de Castro no Paraná, para instalar-se a primeira comunidade Cavanis no país, sendo os Padres Lívio Donati, Mário Merotto e Francisco Giusti os pioneiros. Foi exatamente em 28 de novembro de 1968, que os 3 padres chegaram a cidade de Castro - PR, e foram recebidos pelo Monsenhor Geraldo Pellanda, Bispo de Ponta Grossa, que lhes confiou o Colégio de Santa Cruz e uma chácara. Em 1971 o prédio, que era bastante antigo foi transformado para receber os primeiros 19 seminaristas e reconstruído como Seminário Cavanis em 1974 e ampliado em 1985. Através do decreto do Conselho Geral em 1973 ficou instituída a Região do Brasil, que se transformou em Pró-Província em 1985 e em província 1996.

No Brasil atualmente, a Congregação Cavanis está presente nas cidades de: 

- Castro, Ponta Grossa, Ortigueira, Realeza, Pérola d'Oeste, São Mateus do Sul, Maringá e Curitiba no Estado do Paraná; 
- Uberlândia e Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais; 
- Guarantã do Norte no Estado do Mato Grosso;
São Paulo, capital do Estado de São Paulo;
- Celso Ramos no Estado de Santa Catarina e
- Novo Progresso no Estado do Pará.


Pensamento dos Fundadores

"Não adianta esperar por uma mudança da sociedade sem cuidar como convém das crianças e dos adolescentes. É preciso usar os meios aptos para conseguir o fim." Pe. Marcos Cavanis (1802).

"[...] a nossa vocação é uma afronta ao capitalismo, é um incômodo para muitos da Igreja. Seremos gratuitos para com o próximo, como o Pai sempre é gratuito conosco [...] A nossa caridade não é intelectual, não é acadêmica, não é social, não é sentimental... a nossa caridade é sem retorno.” (Pe. Antonio e Pe Marcos Cavanis) 
"O doloroso abandono, pelo qual perece a maior parte da juventude porque se deixa perecer, dá um estímulo muito forte a quem ama a Deus e o seu próximo para fazer de boa vontade todo o esforço para eliminar, por quanto é possível, o descaso de muitos." (Pe Marcos Cavanis)

"A quantidade de recursos necessários para ir ao encontro das crianças pobres tem que ser tão grande quanto as suas necessidades." (Pe Antonio e Pe Marcos Cavanis)

"Por isso, mais do que uma escola, este instituto pode chamar-se um paterno e amoroso 'estabelecimento de caridade', onde os alunos, também fora do tempo dos exercícios escolares, são guardados e vigiados e reunidos até nos dias festivos e distraídos com recreios inocentes; alguns mais necessitados, são providenciados dos sustentamento diários, até que, adquirida a educação, possam com as suas virtuosas fadigas, procurar o seu mantimento." (Pe Marcos Cavanis – 1816)

"Quando assumimos a difícil tarefa de educar um pobre rapaz pensamos ser um dever não poupar nem fadigas nem gastos para os quais fica claro o desinteresse ou incapacidade dos pais." (Pe. Marcos A. Cavanis, 1812)

"É só ter um jovem necessitado e que precisa de educação para que tenha o direito de pertencer ao Instituto, e a quantia de socorros que procuramos fornecer a estes pobres filhos é tão variada e complexa quanto são múltiplas e variadas as suas necessidades." (Pe Marcos A Cavanis – 02 de junho de 1812)

www.cavanis.org.br (Província Brasil)
www.cavanis.org (Internacional-it)