25/03/2014

Transforme Poesia em Alimento: Cultura e Compromisso Social - Alimente essa ideia.

Área de Atuação:
Cultural, Social e Educacional

Justificativa:
A Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis é uma entidade vinculada à Associação Antônio e Marcos Cavanis, que tem sede na cidade de Castro/PR. No ano de 2000 alguns membros da Congregação e voluntários iniciaram atividades educativas e culturais com um pequeno grupo de crianças no bairro Aurora, cujo ambiente era na Comunidade de São Francisco e Santa clara.
No ano de 2001 a sede foi transferida para o Centro Comunitário da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, onde assumiu designação de Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis.
A Entidade desenvolve o programa de Apoio Sócio educativo em meio aberto e     sócio familiar. Este programa proporciona as crianças e adolescentes oportunidades de convívio em diversas atividades educacionais e culturais com intuito de estimular o desenvolvimento de suas potencialidades, oferecendo-lhes um ambiente propício para a formação de valores, fortalecimento da auto estima e autonomia.
            Executamos também projetos sociais, os quais têm o objetivo de transformar a realidade em que vivemos, bem como desenvolvemos ações sociais, sendo essas entendidas como a garantia das necessidades básicas de sobrevivência (alimentação, higiene, etc..).
            O projeto surgiu da necessidade de viabilizar o desenvolvimento socioeducativo e cultural e os direitos básicos à alimentação de nossos atendidos e familiares em vulnerabilidade social, onde de uma maneira altruísta, a partir de nossa missão, procurando dar continuidade a cultura da instituição, inspirados no artigo 227 da Constituição Federal do Brasil de 1988 “É dever da família da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito a vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura...” e do artigos 4º e 71 do ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente educar para a vida, pudéssemos contribuir formarmos cidadãos comprometidos com transformação de seu meio social, e para que tomem consciência de seu espaço no mundo e de sua responsabilidade socioeducativo e cultural.

Objetivo Geral:
*Motivar e fomentar a criatividade artística por meio da poesia, versos e ilustrações e ajudar crianças adolescentes, jovens e familiares em vulnerabilidade social.

Objetivo específico:
            *Trazer a tona a capacidade artística e cultural da coletividade;
            *Reunir poesias, versos e ilustrações artísticas amadores e desconhecidas;
            *Selecionar o material artístico em um livreto;
            *Transformar os livretos em alimentos;
            *Ir às ruas caracterizados declamando versos e poesias para trocar poesia em alimento;
            *Recolher os alimentos, selecioná-los e encaminhar à Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis;         
Meta:
            O presente projeto Transforme Poesia em Alimento, tem como alvo atingir toda a comunidade uberlandense e as crianças, adolescentes, jovens e famílias atendidos pela Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis.

Recursos Financeiros
A captação de recursos será desenvolvida através de parcerias estabelecidas.


 Recursos
Descrição
Valor un.
Total
02
Folha Sulfite A4
14,00
28,00
01
Tinta preta e colorida - Toner
180,00
180,00

VALOR TOTAL
208,00


Cronologia de Execução
ETAPAS
DURAÇÃO
Início
Término
1º ETAPA
Publicação do Edital e Coleta do material
10/03/2012
16/05/2012
2º ETAPA
Seleção, diagramação e impressão
16/05/2012
19/05/2012
3º ETAPA
Ir às ruas – Transformar
19/05/2012
19/05/2012
4º ETAPA
Entrega dos alimentos e Avaliação
21/05/2012
31/05/2012

1ª ETAPA – Publicação do edital que será anexado em locais públicos de fácil visualização para que toda a comunidade tenha oportunidade de participar.
Toda a comunidade é convidada a participar doando sua poesia, verso ou ilustração que esteja dentro dos padrões do gênero literário de poesia. A coordenação projeto se reserva ao direito de não selecionar conteúdo com teor obsceno, eróticos e afins.
O objetivo é valorizar a cultura e o compromisso social, alimentar a fome de conhecimento de uns e a fome do corpo físico de outros e não promover esta ou aquela pessoa. Todos que fizerem suas doações estarão conscientes que não receberam nada em troca se não seus créditos autorais, como nome, idade e bairro.
Neste período será recolhido todo material vindo da comunidade.
2ª ETAPA – Esta etapa será desenvolvida nas dependências da Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, onde o conteúdo será selecionado, diagramado, formatado, corrigido e impresso.
3ª ETAPA – Será desenvolvida em parceira com universitários que receberão diplomas de participação, grupos e movimentos que queiram participar. Todos serão caracterizados de personagens e sairão à rua trocando os livretos em alimentos de uma forma alegre e rica culturalmente, contando versos, declamando poesia, encenando, etc. Momento de transformação cultural que contará com apoio da mídia para acompanhar o trabalho em curso.
4ª ETAPA – Será marcada pela seleção, separação e entrega a Casa da Criança e do Adolescentes Cristina Cavanis. Todas as atividades serão registradas na avaliação.
Avaliação
Será utilizado o método ver julgar e agir, onde a equipe e coordenadores poderão avaliar a relevância, impacto, importância do projeto.

Avaliação
Ver ( Que bom)
Julgar (Que pena)
Agir (Que tal)

Projeto




Metodologia



3
Material



4
Coordenação



5
Resultado



A avaliação deve passar por cinco pontos pertinentes ao:
Projeto:
Sua relevância, importância, é um bom projeto, precisa ser melhorado, onde, em quais aspectos e por que;
Metodologia:
Como foi desenvolvido, alcançou as pessoas, o que foi bom o que faltou O que pode ser melhorado e por que.
Material:
 Referente ao livreto, o conteúdo é bom, bem organizado, atende a realidade, está anacrônico, e em relação ao material de caracterização pode ser melhorado onde e por que.
Coordenação:
Deu espaço para sugestões, trabalhou em equipe, pediu ajuda, opinião, fez tudo, o que foi bom, o que faltou, onde melhorar e porque.
Resultado:
Foi bom, o que faltou, o que pode se melhorar, é possível se fazer de novo, porque, pontos forte e fraco


RESPONSABILIDADE
Diretor Executivo
Pe João Pedro Pinheiro
Tesoureiro
Ivo de Freitas Rosa
Coordenação Pedagógica
Esmeralda Laurenço Quimalha da Silva
Idealizadores e coordenadores
Edvaldo Sant`Ana Lourenço e Priscila Dias Paula
Colaboradores
Educadores da Casa da Criança Cristina Cavanis
Parceiros
Universitários, Eac – Grupo de Adolescentes, Grupos de jovens, outros.