Área de
Atuação:
Cultural, Social e Educacional
Justificativa:
A Casa da
Criança e do Adolescente Cristina Cavanis é uma entidade vinculada à Associação
Antônio e Marcos Cavanis, que tem sede na cidade de Castro/PR. No ano de 2000 alguns
membros da Congregação e voluntários iniciaram atividades educativas e
culturais com um pequeno grupo de crianças no bairro Aurora, cujo ambiente era
na Comunidade de São Francisco e Santa clara.
No ano de 2001
a sede foi transferida para o Centro Comunitário da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe,
onde assumiu designação de Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis.
A Entidade
desenvolve o programa de Apoio Sócio educativo em meio aberto e sócio familiar. Este programa proporciona
as crianças e adolescentes oportunidades de convívio em diversas atividades
educacionais e culturais com intuito de estimular o desenvolvimento de suas potencialidades,
oferecendo-lhes um ambiente propício para a formação de valores, fortalecimento
da auto estima e autonomia.
Executamos também projetos sociais, os
quais têm o objetivo de transformar a realidade em que vivemos, bem como
desenvolvemos ações sociais, sendo essas entendidas como a garantia das
necessidades básicas de sobrevivência (alimentação, higiene, etc..).
O projeto surgiu da
necessidade de viabilizar o desenvolvimento socioeducativo e cultural e os
direitos básicos à alimentação de nossos atendidos e familiares em vulnerabilidade
social, onde de uma maneira altruísta, a partir de nossa missão, procurando dar
continuidade a cultura da instituição, inspirados no artigo 227 da Constituição
Federal do Brasil de 1988 “É dever da família da sociedade e do estado
assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito a
vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à
cultura...” e do artigos 4º e 71 do ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente
educar para a vida, pudéssemos contribuir formarmos cidadãos comprometidos com
transformação de seu meio social, e para que tomem consciência de seu espaço no
mundo e de sua responsabilidade socioeducativo e cultural.
Objetivo Geral:
*Motivar e fomentar a criatividade artística por meio da poesia, versos e
ilustrações e ajudar crianças adolescentes, jovens e familiares em
vulnerabilidade social.
Objetivo específico:
*Trazer
a tona a capacidade artística e cultural da coletividade;
*Reunir poesias, versos
e ilustrações artísticas amadores e desconhecidas;
*Selecionar o material
artístico em um livreto;
*Transformar os livretos
em alimentos;
*Ir às ruas caracterizados
declamando versos e poesias para trocar poesia em alimento;
*Recolher os alimentos,
selecioná-los e encaminhar à Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis;
Meta:
O presente projeto Transforme Poesia em Alimento, tem
como alvo atingir toda a comunidade uberlandense e as crianças, adolescentes,
jovens e famílias atendidos pela Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis.
Recursos
Financeiros
A captação de recursos será
desenvolvida através de parcerias estabelecidas.
Recursos
Nº
|
Descrição
|
Valor un.
|
Total
|
02
|
Folha Sulfite A4
|
14,00
|
28,00
|
01
|
Tinta preta e
colorida - Toner
|
180,00
|
180,00
|
|
VALOR TOTAL
|
208,00
|
Cronologia de Execução
ETAPAS
|
DURAÇÃO
|
||
Início
|
Término
|
||
1º ETAPA
|
Publicação do Edital e Coleta do material
|
10/03/2012
|
16/05/2012
|
2º ETAPA
|
Seleção,
diagramação e impressão
|
16/05/2012
|
19/05/2012
|
3º ETAPA
|
Ir às ruas –
Transformar
|
19/05/2012
|
19/05/2012
|
4º ETAPA
|
Entrega dos
alimentos e Avaliação
|
21/05/2012
|
31/05/2012
|
1ª ETAPA – Publicação do
edital que será anexado em locais públicos de fácil visualização para que toda
a comunidade tenha oportunidade de participar.
Toda a comunidade é convidada a participar doando sua poesia, verso ou
ilustração que esteja dentro dos padrões do gênero literário de poesia. A coordenação
projeto se reserva ao direito de não selecionar conteúdo com teor obsceno, eróticos
e afins.
O objetivo é valorizar a cultura e o compromisso social, alimentar a fome
de conhecimento de uns e a fome do corpo físico de outros e não promover esta
ou aquela pessoa. Todos que fizerem suas doações estarão conscientes que não
receberam nada em troca se não seus créditos autorais, como nome, idade e bairro.
Neste período será recolhido todo material vindo da comunidade.
2ª ETAPA – Esta etapa será
desenvolvida nas dependências da Casa da Criança e do Adolescente Cristina
Cavanis, onde o conteúdo será selecionado, diagramado, formatado, corrigido e
impresso.
3ª ETAPA – Será desenvolvida
em parceira com universitários que receberão diplomas de participação, grupos e
movimentos que queiram participar. Todos serão caracterizados de personagens e
sairão à rua trocando os livretos em alimentos de uma forma alegre e rica
culturalmente, contando versos, declamando poesia, encenando, etc. Momento de
transformação cultural que contará com apoio da mídia para acompanhar o
trabalho em curso.
4ª ETAPA – Será marcada pela
seleção, separação e entrega a Casa da Criança e do Adolescentes Cristina
Cavanis. Todas as atividades serão registradas na avaliação.
Avaliação
Será utilizado o método ver julgar e agir, onde a equipe e coordenadores
poderão avaliar a relevância, impacto, importância do projeto.
|
Avaliação
|
Ver ( Que
bom)
|
Julgar (Que
pena)
|
Agir (Que
tal)
|
|
Projeto
|
|
|
|
|
Metodologia
|
|
|
|
3
|
Material
|
|
|
|
4
|
Coordenação
|
|
|
|
5
|
Resultado
|
|
|
|
A avaliação deve passar
por cinco pontos pertinentes ao:
Projeto:
Sua relevância, importância, é um
bom projeto, precisa ser melhorado, onde, em quais aspectos e por que;
Metodologia:
Como foi desenvolvido, alcançou
as pessoas, o que foi bom o que faltou O que pode ser melhorado e por que.
Material:
Referente ao livreto, o conteúdo é bom, bem
organizado, atende a realidade, está anacrônico, e em relação ao material de
caracterização pode ser melhorado onde e por que.
Coordenação:
Deu espaço para sugestões,
trabalhou em equipe, pediu ajuda, opinião, fez tudo, o que foi bom, o que
faltou, onde melhorar e porque.
Resultado:
Foi bom, o que faltou, o que pode
se melhorar, é possível se fazer de novo, porque, pontos forte e fraco
RESPONSABILIDADE
Diretor Executivo
Pe João Pedro Pinheiro
Tesoureiro
Ivo de Freitas Rosa
Coordenação Pedagógica
Esmeralda Laurenço Quimalha da
Silva
Idealizadores e coordenadores
Edvaldo Sant`Ana Lourenço e
Priscila Dias Paula
Colaboradores
Educadores da Casa da Criança
Cristina Cavanis
Parceiros
Universitários, Eac – Grupo de
Adolescentes, Grupos de jovens, outros.