28/08/2015

XXVIII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO

Topo Site ConadeA Universidade Federal de Goiás/UFG, Câmpus de Jataí/CAJ, contribui de maneira efetiva para o desenvolvimento da região do Sudoeste Goiano, do Estado e do país. Em seus 33 anos de história (DOURADO, 2001), contribuições desta instituição são significativas, e sem dúvida, a disponibilização de novos profissionais para a sociedade; o desenvolvimento de importantes pesquisas, tanto na área da educação quanto das demais áreas de conhecimento; além dos diferentes projetos de extensão que são desenvolvidos ao longo da história do Campus. Esta instituição mais que triplicou sua participação nos programas de iniciação científica da UFG/CNPq, todos com mérito de acordo com exigências do CNPq.
A presença da UFG em Jatai – GO, constitui-se patrimônio relevante para a cidade e região, oferece os cursos nas áreas de Humanas; Linguística, Letras e Artes; Exatas e Agrárias.
Um Evento dessa natureza justifica-se pelo compromisso que a Universidade Federal de Goiás/ UFG, Campus de Jataí/CAJ, desde sua origem, em específico o Curso de Pedagogia, tem em promover ações e atividades que aproximem a comunidade acadêmica e a comunidade em geral e, desse modo, estimulando em sua essência, temáticas significativas e atuais para o campo do debate e da reflexão. Desde a década de 80, esses eventos, embora com denominações diferenciadas, vem constituindo esse cenário: Semana da Mulher Jataiense (1985), Ciclo de Conferências e Debates (1987), Seminário de Psicologia da Educação (2001), Seminário Interno do Programa de Alfabetização Solidária (2002), Semana de Intercâmbio Cultural (1987), Semanas Culturais (1988-1997), Ciclos de Educação (1998-2000) e Simpósio de Educação do Sudoeste Goiano (2002-2006). Essa mudança nas denominações e enfoques dos eventos (semana, ciclos, simpósio, entre outros), decorre da expansão do curso de Pedagogia para outras localidades do Estado, momento em que o debate sobre a educação ampliou-se e, nesse sentido, cabe ressaltar o Simpósio de 2002 que abordou diversas temáticas, dentre elas, as políticas educacionais, a educação inclusiva, a educação infantil e outros aspectos da educação brasileira. Em vista disso, para consolidação do evento contou-se com a colaboração de importantes instituições parceiras como o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET, hoje Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Jataí, Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Fundação Educacional de Jataí, dentre outras.
Na quarta edição do Simpósio, os cursos de Educação Física, Letras, História e Psicologia foram agregados à sua equipe de organização e realização, justificando, assim, o diálogo e a reflexão entre os diversos olhares no universo da educação nacional, regional e local.
Constituindo-se, portanto, em um espaço de interlocução e considerações nos diversos campos do conhecimento abordados, o evento passou a ser caracterizado, em 2007, como XXIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. Em sua primeira edição, o tema central foi “Educação e Meio Ambiente: cerrado-patrimônio em extinção”, cujos debates versaram sobre a relação homem-natureza, o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, além das publicações de pesquisas e estudos desenvolvidos pela instituição a esse respeito.
Em 2008, o XXIV Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, a temática abordada foi “Infância, Sociedade e Cultura”, enfatizando a educação e suas relações intrínsecas com a sociedade, a cultura, as histórias social e institucional e suas implicações teóricas e epistemológicas. Apresentou estudos teóricos e pesquisas que investigam as populações infantis, considerando os componentes sociais, culturais e históricos como espaços definidores e/ou influenciadores de práticas educativas de diversos agentes.
Em 2009, dada a abrangência de suas versões anteriores, esse Evento passou a congregar as diversas regiões e Estados brasileiros, definiu-se por realizá-lo a cada dois anos, apresentando-se em sua primeira edição nacional com a temática “25 anos de Universidade no Sudoeste Goiano”, com o objetivo de discutir o papel da Universidade Federal de Goiás, sua relevância social no Sudoeste Goiano evidenciando os avanços trazidos por meio das pesquisas e inovações tecnológicas desenvolvidas e a atenção às possíveis demandas postas pela sociedade, e  ainda discutiu o perfil de Universidade Federal de Goiás, enfatizando especialmente suas políticas de inclusão, os conhecimentos produzidos e as intervenções propostas.
Em 2011, em sua 2ª edição nacional, o evento objetivou refletir sobre o papel da educação na contemporaneidade; discutir sobre o conhecimento produzido pela educação em seus diversos campos, além da construção de debates sobre o processo de ensino-aprendizagem, a formação dos sujeitos e as interfaces entre conhecimento e ética.
 Em sua 3ª edição bienal, em 2013, o XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, contemplou a temática “Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador”. Essa temática se justifica pela nossa preocupação, enquanto Universidade pública, em pensar sobre o mundo do trabalho, bem como o conceito de trabalho e o papel da educação na sociedade contemporânea, além de compreender a relação educação e trabalho, situando-a na realidade da sociedade do capital e para além dela. Aproveitando a oportunidade desse evento em que se discutem temáticas sobre o trabalho docente e valorização do magistério, faremos também o primeiro encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.
Em 2015, o tema escolhido para o XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano foi Direito à Educação: Equidade e Qualidade. Compreendemos que o Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988 em seu artigo 205, antes disso o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um amparo dado àqueles que não podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988, as responsabilidades do Estado foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu dever.
 Além da Constituição Federal, de 1988, existem ainda duas leis que regulamentam e complementam a do direito à Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Juntos, estes mecanismos garantem o acesso à escola pública fundamental a todos os brasileiros, já que nenhuma criança, jovem ou adulto pode deixar de estudar por falta de vaga.
O propósito de discutir esta temática é justamente problematizar e dar visibilidade a estes embates de forma a contribuir com a formação dos profissionais ligados à Educação, pois é preciso considerar que a inscrição de um direito no código legal de um país não acontece da noite para o dia. Trata-se da história da produção de um direito e que tem sua clara presença a partir da era moderna.
Os trabalhos submetidos serão avaliados em função de sua aderência à um dos seguintes eixos temáticos: Fundamentos da Educação, Políticas, Gestão e Formação Docente,Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação,Educação, Diversidade, Cultura e Inclusão e Cultura e Processos Educacionais.
Destacamos que o formato do evento em conferências, mesas, Simpósios Temáticos e sessões posters facilita a presença de pesquisadores de diferentes áreas da educação e contempla significativa diversidade de temáticas. Desta feita esperamos por inscritos tanto dos vários programas de graduação e pós-graduação espalhados pelo Brasil quanto da América Latina e Europa.