A abertura oficial da Campanha Maio Amarelo realizada pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), por intermédio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran), aconteceu na manhã desta segunda-feira (02) no auditório Cícero Diniz. Além de palestras relativas ao tema, houve também a simulação de um resgate de acidente de trânsito pelo Corpo de Bombeiro. O evento se estendeu durante a manhã e tarde e contou com a presença dos parceiros envolvidos na ação.
O Movimento internacional Maio Amarelo, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e chega ao seu terceiro ano em Uberlândia. A campanha tem como objetivo sensibilizar da sociedade quanto ao alto índice de acidentes e mortes no trânsito. Dados apresentados durante a abertura nesta manhã mostram que somente em 2015, em Uberlândia, houve 27 vítimas fatais. Já no Brasil, o seguro DPVAT pagou mais de 52 mil indenizações às famílias, por morte de um parente em acidente de trânsito.
Para sensibilizar os participantes, o Corpo de Bombeiro Militar (BM - MG) realizou na Praça Cívica, em frente ao Centro Administrativo Municipal, a simulação de um resgate com vítima. Os militares isolaram a área do suposto acidente e com equipamentos cortaram o veículo, imobilizaram e retiraram a vítima, demonstrando assim todo o grau de dificuldade que envolve a operação, além dos riscos físicos ao condutor.
A ação foi acompanhada por 20 crianças atendidas pelo Lar Espírita Maria Lobato e pela ONG Cristina Cavanis. Gabriella Senna Miranda, 11 anos, afirmou que ficou impressionada com tudo que viu e disse que aprendeu muito. Segundo ela, sempre que sai de carro usa o cinto de segurança. “Minha mãe é sempre cuidadosa e anda devagar. Meu pai anda até mais moderado e sempre usamos o cinto, e minha irmã pequena se senta no banco de trás do carro”, disse.
Ainda durante a manhã, a doutoranda em Mobilidade Urbana Sustentável e Coordenadora do Observatório da Mobilidade, criado pela PMU em 2015 para propor de forma ágil e sistemática, ações que reduzam o número de acidentes, apresentou os principais dados e ações do transito de Uberlândia. Segundo os dados, as avenidas com o maior índice de acidentes com vítimas é a João Naves de Ávila com 127 ocorrências; seguida pela Rondon Pacheco, com 125; em terceira a Avenida Getúlio Vargas, com 110 acidentes. Segundo ela, a Avenida João Naves se destaca pela diversidade de veículos, além da presença de ciclistas, motociclistas e pedestres que disputam o espaço. “Já realizamos estudos e estamos propondo ações para redução desses índices, quase sempre provocados por imprudência”.
Na abertura, o gestor da Settran, Luciano Pereira Freitas, afirmou que a secretaria tem trabalho constantemente para atender todas as demanda de transito da cidade e ressaltou que o índice de acidentes irão reduzir a partir da consciência dos motoristas. Ele destacou também que a secretária possui um Núcleo de Educação para o Transito, que realiza blitz e ações educativas para conscientizar os condutores e pedestres.
Mesmo com a abertura oficial nesta segunda-feira (02), a Settran realizou no domingo (1º) ações na Transitolândia, localizada no Parque do Sabiá, além de um Seminário no auditório Cícero Diniz. Estão programadas para todo o mês de maio atividades com blitze educativa, pedal noturno, educação no trânsito para crianças e jovens, palestras e exposições fotográficas.