Planejar o desenvolvimento de uma instituição significa pensar na viabilidade do projeto, nas atividades desenvolvidas e nas implicâncias sociais delas, no público beneficiado, na forma de captação de recursos, bem como implica em analisar as estatísticas de crescimento deste segmento, as entidades que já atuam nesta área, de que forma o fazem e onde se localizam, entre outros pontos de relevância para calcular os riscos envolvidos neste empreendimento.
Para tanto, tal como o futuro empresário, os interessados em constituir uma instituição devem procurar elaborar um plano de desenvolvimento, conforme sugerido a seguir:
Razão Social
Sede
Quantidade de integrantes
Organização dos integrantes nos órgãos da entidade
Resuma a finalidade da instituição verificando qual o conhecimento e a proximidade dos interessados com o segmento e os motivos que os impulsionaram a decidir pela instituição da entidade.
Analise quais os benefícios a instituição gerará e a quem beneficiará;
Verifique se já existem programas iguais ou semelhantes ao pretendido e qual a aceitação e o alcance destes programas;
Pondere as principais dificuldades, especialmente a saturação e o desinteresse social, bem como a captação de recursos.
A sede de uma instituição deve guardar relação com as atividades desenvolvidas, para que atenda as necessidades do público atingido.
Também é importante verificar se as instalações físicas da sede são adequadas ao desenvolvimento das atividades desenvolvidas pela instituição.
Defina o público beneficiado pelas atividades desenvolvidas pela instituição e analise as reais necessidades deste público.
Qual investidor terá interesse em promover a atividade da instituição?
A instituição venderá produtos ou fornecerá serviços para viabilizar suas atividades? Em caso afirmativo, é recomendado saber mais sobre o consumidor, fornecedor e também sobre os concorrentes.
A instituição estabelecerá contratos/convênios com a Administração Pública? Em caso afirmativo, é recomendado verificar as exigências estatutárias e a forma de constituição da ONG para a consecução do negócio.
A instituição atenderá os requisitos para a isenção ou imunidade tributária?
A instituição contará apenas com o auxílio de seus integrantes/dirigentes ou será necessário contratar pessoas? Em caso afirmativo, quantas, para o desempenho de quais funções e por qual salário?
A instituição contará com o trabalho voluntário?
Como será divulgada a instituição? Estabelecer uma marca pode auxiliar?
Relacione os investimentos necessários para instituir a instituição: compra de imóvel ou locação, instalações físicas, equipamentos, entre outros, além dos gastos iniciais decorrentes das formalidades de registro e formalização.
No primeiro ano de vida da instituição é e importante prever o gasto mensal, durante todo o ano, relacionamento as possíveis despesas e a perspectiva de receitas.