08/07/2015

Projeto Coletivo

A inovadora plataforma de Valor Compartilhado utiliza a cadeia de valor da empresa para geração de benefícios para a sociedade;
Jovens de baixa renda, comunidades extrativistas, cooperativas de catadores e grupos de artesãs são impactados pelo Coletivo;
O Coletivo conta com mais de 500 unidades em 150 comunidades no Brasil e já impactou mais de 70 mil pessoas.

O Coletivo é a plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil que, desde 2009, transforma a realidade de milhares de pessoas, tornando-as protagonistas de suas vidas, utilizando para isso a cadeia de valor da empresa. O Coletivo promove oportunidades econômicas nas comunidades de baixa renda, em parceria com instituições locais, oferecendo treinamento técnico, empoderamento comunitário e acesso ao mercado.

Segundo Michael Porter e Mark Kramer, fundadores do conceito de valor compartilhado, trata-se de um modelo de negócio em que as empresas buscam encontrar formas de aumentar a competitividade e rentabilidade por meio da resolução de problemas sociais.
A plataforma conta hoje com mais de 500 unidades em 150 comunidades no Brasil e já impactou mais de 70 mil pessoas, empoderando especialmente jovens e mulheres de baixa renda. “Ao conectar lideranças locais e a cadeia de valor da empresa com pessoas, é possível gerar desenvolvimento econômico, social e ambiental de longo prazo”, afirma Claudia Lorenzo, diretora de Negócios Sociais. Atualmente, existem sete diferentes modalidades do Coletivo Coca-Cola: Varejo, Artes, Floresta, Reciclagem, Excelência em Eventos, Logística e Produção e Empreendedorismo.
O Coletivo Varejo capacita jovens e mulheres de comunidades urbanas de baixa renda e os encaminham para o mercado de trabalho formal. Mais do que capacitação, o Coletivo Varejo busca transformação social e aumento de autoestima. Ao final do curso, os jovens são direcionados para processos seletivos em empresas parceiras da Coca-Cola ou podem buscar emprego em qualquer empresa do mercado. “O varejo é uma boa porta de entrada, mas não é a única. O importante é que o aluno descubra seu potencial e desenvolva um propósito de vida”, explica a executiva.

O curso de Logística e Produção prepara os alunos para lidar com temas imprescindíveis em fábricas, como armazenagem, estocagem, manuseio, segurança e produção, entre outros. Os alunos são encaminhados para processos seletivos em grandes empresas, inclusive para as fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil. Já o Coletivo Empreendedorismo, focado no empoderamento feminino, aborda de uma maneira prática e simples como vender mais em negócios residenciais. O curso Excelência em Eventos foi lançado em 2013 e visa preparar jovens para atuar na produção de grandes eventos e em funções de atendimento ao público.
O Coletivo Reciclagem tem como objetivo empoderar catadores através do aumento da autoestima e geração de renda. . Em parceria com a ONG Doe Seu Lixo, o Coletivo dá suporte para a gestão e capacitação em mais de 350 cooperativas em todo o país. Os investimentos englobam treinamento educacional para os cooperados, melhora no fluxo de produção, novos equipamentos, aumento da venda e formalização dos catadores. Até 2014, a Coca-Cola Brasil estima apoiar 500 cooperativas em todo o país.

O Coletivo Artes oferece suporte a grupos de artesanato femininos que trabalham com material reciclável. O programa fornece técnicas de design e acesso a um canal de comércio justo. Desde o lançamento do Coletivo das Artes, em novembro de 2011, artesãs de comunidades do Rio de Janeiro já tiveram sua renda mensal aumentada
em mais de 30%. Além do Rio, o Coletivo Artes foi estendido para comunidades em São Paulo, Curitiba e na Reserva Rio Negro, no Amazonas, que lançou sua coleção em junho, em parceria com a rede Asta. Em Parintins, sede do festival folclórico patrocinado pela Coca-Cola Brasil há 19 anos, está sendo iniciado um novo núcleo do Coletivo Artes.

A Coca-Cola Brasil lançou em 2013 o Coletivo Floresta no Amazonas, que inclui extratores de açaí na cadeia de valor da Coca-Cola como fornecedores para o suco Del Valle Reserva Açaí+Banana. O Coletivo Floresta promove a geração de renda, empoderamento comunitário, e a conservação da biodiversidade da Floresta Amazônica. A iniciativa, que deve impactar inicialmente quatro mil pessoas, está sendo desenvolvido num processo inovador de co-criação com a comunidade, respeitando a cultura e tradições locais. “Mais do que um produto, temos uma boa causa por trás dele. 
Ao tomar o Del Valle Reserva o consumidor vai fazer a diferença para muitas pessoas na cadeia de valor do açaí extraído do Amazonas”, diz Claudia Lorenzo.
Recentemente, a Coca-Cola e o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram o investimento social de US$ 16 milhões na América Latina para a expansão da plataforma Coletivo. O projeto-piloto será implementado nas cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 e em mais três países latino-americanos.

Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br .